Muito mais informações online para você

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Aplicativo de celular reconhece veículo roubado ao se inser o número da placa, confira tudo aqui


Uma ferramenta que permite que o cidadão possa verificar se um veículo foi furtado ou roubado sem ir a polícia é um dos mais baixados em todo o mundo. Através de um aplicativo baixado no celular, o usuário vai conseguir saber a procedência do veículo, bem como suas possíveis irregularidades.

O aplicativo Checkplaca ou Sinesp foi lançado pelo Ministério da Justiça e é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp). O programa é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais IOS (Apple) e Android. É compatível também com os sistemas operacionais móveis Windows Phone e BlackBerry.

Com ele qualquer pessoa pode consultar em segundos, por dispositivos móveis e também no ambiente web, se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado no país. O programa já alcançou mais de 400 mil downloads.

Basta digitar a placa que o aplicativo vai informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sinesp.

Como baixar e utilizar o aplicativo?

Para baixar o aplicativo em seu celular, utilizando as lojas do respectivos sistemas operacionais: Android, IOS, Windows Phone. Após instalar o aplicativo, é preciso digitar a placa do veículo. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.

Observe também se os dados da placa informada conferem com as características do veículo no sistema. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada de outro veículo. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado.

Caso alguma irregularidade seja constatada, você deve acionar a polícia pelo 190. Uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia. A ligação será anônima e sua identidade será preservada.

Cuidados

Vale destacar que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de roubo ou clonagem de placa. Deve-se acionar a polícia pelo telefone 190 para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.

Fonte: O Imparcial
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Recent Posts

Unordered List

Text Widget

VISUALIZAÇÕES

Vídeos

Loading...

Pesquisar

Tecnologia do Blogger.

Siga por E-mail

Seguidores

Text Widget

Copyright © BuritiNet | Powered by Blogger Design by PWT | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com | Distributed By Blogger Templates20